Has content in English.

Escolher um bom livro em um determinado campo entre vários disponíveis no assunto pode ser bem complicado.

A menos que o livro esteja cobrindo alguma documentação de algum tópico, apenas vá direto para a documentação ao invés de ler o livro. Além disso, qualquer livro é basicamente opinião de outra pessoa. Se um livro tem bons reviews, não quer dizer que seja bom. Aplique o mesmo padrão para reviews de filmes e você verá que é apenas opiniões de outras pessoas.

O que realmente importa é a forma que o autor ensina sobre o assunto. Ela precisa ter a sua forma de pensar e entender. Essa é a parte mais importante.

É importante também salientar que o autor realmente saiba do que está falando. Não precisa ser um guru sobre determinado assunto. Pessoas mais experientes nos seus campos tendem a não ser bom como escritores, eles pensam tecnicamente e usam termos que são dificeis para entender.

Livros tendem a ser mais caros se eles são grandes. Realmente não importa o tamanho do livro. Alguns autores fazem grandes livros de propósito. Não porque eles precisa ser, mas porque eles sabem que as pessoas pensam que se um livro é grande, geralmente possui toda a informação que precisa.

Se você é um dos que prefere video-aulas ao invés de livros, então é mais difícil ainda de achar bons conteúdos. Grandes páginas de conteúdo e newsletters contendo uma forma que o autor aprendeu alguma coisa tendem a ser mais tendenciosos.

Geralmente eles são bons escritores com boa informação sobre o conteúdo, normalmente passaram por uma grande mudança na sua vida e agora pretende vender essa mudança para outras pessoas porque é bom.

E também tem os conteúdos populares, só porque é popular não quer dizer que vai ser bom para você na sua forma de pensar e entender. Então o que você pode fazer sobre isso?

Seja um expert em um sub-assunto antes de comprar

Quando eu preciso comprar qualquer conteúdo, não importa o tipo de assunto, eu sempre tento aprender o básico disso. Se é relacionado a linguagens de programação, eu tento aprender algumas coisas básicas da linguagem como conditional statement, strings, date and time, etc…

Eu tento aprender muita coisa antes e se possível fazer alguns testes. Quando eu vejo que entendi o básico do conteúdo, posso comparar e ver se o autor é bom para ensinar sobre o assunto.

Fazer isso é bom porque eu posso comparar o conteúdo com o conhecimento que eu já tenho. Se eu consigo entender muito bem o que o autor está ensinando coisas que já sei, as chances de que ele ou ela irá explicar o restante com uma boa didática é muito alta.

E acabei vendo que a maior parte disso é verdade.

É preciso ler uma referência se você quer saber de verdade qualquer assunto. Mas referências não é a primeira coisa que você deveria olhar. Normalmente referências não tem bons exemplos e as explicações não são legais, e tá ok, é apenas uma referência.

Hoje em dia muitas linguagens de programação mantém suas referências online. E vale muito estudar pela própria referência da linguagem antes de adquirir qualquer conteúdo sobre o assunto.

Então o que é um bom conteúdo?

  • Precisa se encaixar na sua forma de pensar, tu já sabe o básico do assunto, e o autor explica tão bem as partes complexas que você entende fácil;
  • Os exemplos usados são bons e você consegue entender rápido;
  • O autor vai direto ao ponto;
  • Começa a partir do que tu já sabe.

Alguns livros ou video-aulas explicam a história do conteúdo, isso é perda de tempo. História - mesmo que seja interessante - é para livros de história. Você pode achar essas informações fácilmente na internet. E não perder tempo ensinando coisas que são fácilmente encontradas na internet.